IPM

O Sistema IPM é utilizado para acompanhamento da formação do Valor Adicionado-VA e conseguinte Índice de Participação Municipal-IPM

Módulos

Na cota parte de 25% na distribuição do ICMS conforme regramento constitucional.

O sistema é totalmente parametrizável e customizável para adequação simples ao regramento da constituição do VA e formação do IPM a cargo de regramento Estadual. Disponibilizado para ação fiscal ativa e/ou reativa, com disponibilização não onerosa ao contador responsável acesso ao sistema para acompanhamento das operações de seus clientes e facilitando a ação fiscal orientativa com análise conjunta e em tempo real das informações fiscais respeitando as Leis de Sigilo Fiscal e Lei Geral de Proteção aos Dados e Informações-LGPDI. Possibilita ao corpo-fisco tributário Municipal, ferramenta ágil e eficiente, vai acesso web inclusive em operações mobile para operações fiscais itinerantes, com acompanhamento em tempo real dos dados fisco-tributário do contribuinte e possibilidade de validação de documentação fiscal em campo, com o registro de chave digital de documentos fiscais de operações e/ou conhecimento eletrônico de frete.

Fornece ao corpo fisco-tributário municipal a possibilidade da gestão de dados estatísticos relativos as operações fiscais da área agrícola com a estimativa de safras para subsidiar a Inteligência Fiscal automatizada do sistema projetar o VA do contribuinte e do Ente no segmento. Oferece aos Contribuintes por intermédio de seus prepostos contadores responsáveis e corpo fisco-tributário municipal, acessando ao sistema várias relatórios estatísticos e de projeção do VA e IPM.

Possui visões distintas e segmentadas para facilitar a análise da constituição do VA considerando:

a-) As divisões previstas na legislação constitucional e estadual, mais especificamente em Produtor Rural, Comércio e Industria; Simples Nacional e Prestação de Serviços;

b-) Agrupamento dos Códigos Fiscais de Operações e de Prestações-CFOP, segmentado em quadro simples interpretação e simulação entre as operações válidas e não-válidas conforme os regramentos pertinentes para formação do VA;

c-) Possibilitar visões de evolução das totalizações dos CFOPs ao longo do tempo, permitindo a inserção de dados fiscais legados;

d-) Possuir visão da evolução do VA durante o período de apuração;

e-) Disponibilizar visões e indicativos de potenciais não-conformidades nas demonstrações possibilitando evidenciar possíveis elisões ou evasões fiscais nas declarações considerando cruzamento de dados e Inteligência Fiscal entre os dados processados pelo sistema IPM e demais sistemas tributários do Sistema de Gestão de Recursos Públicos-GRP em operação no Ente.

f-) Possui ferramenta para geração a acompanhamento de ações fiscais com composição de autos de infração para as prerrogativas previstas em convênio específicos com as instâncias estaduais competentes.

g-) Oferta ferramenta de comunicação interna entre os agentes fiscais operando o sistema bem como, entre o fisco e o contribuinte para orientação e acompanhamento das administrativa fiscais ou não.

h-) Disponibiliza visão de pendências automaticamente ou manualmente apuradas pelo sistema aos contribuintes segmentando ou não por contribuintes e/ou contadores, facilitando as ações fiscais orientativas ou finalísticas. i-) Dispõe de ferramenta para facilmente filtrar, visualizar, classificar informações de forma intuitiva e possibilitando a marcação de contribuintes para análise em malha fina fiscal.

Disponibiliza as mesmas análises atribuídas no módulo de fiscal, porém apresentando somente as informações individuais do(s) contribuinte(s) vinculados ao contador responsável, possibilitando e facilitando o acompanhamento do contribuinte em tempo real das informações fiscais atinentes.